DICAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL
Atividade 1 :
Com estas palavras pode-se trabalhar em duplas ou em grupos para que juntos construam um texto utilizando todas estas palavras.Cada grupo ou dupla lê a sua produção.
(e-mail -família-garoto (a)-grampo de cabelo-clips-respeito-porta moeda-bola-perfume-música-lixo).
Atividade 2: bula de remédio
Imagine que você é um médico competente e foi contratado para criar um remédio capaz de curar uma pessoa que acha que é um lobisomem. Observe várias bulas de remédio. Perceba que todas têm uma estrutura idêntica, isto é, a mesma forma de apresentação. Invente um nome para o seu remédio e crie em sala de aula uma bula.
(e-mail -família-garoto (a)-grampo de cabelo-clips-respeito-porta moeda-bola-perfume-música-lixo).
Atividade 2: bula de remédio
Imagine que você é um médico competente e foi contratado para criar um remédio capaz de curar uma pessoa que acha que é um lobisomem. Observe várias bulas de remédio. Perceba que todas têm uma estrutura idêntica, isto é, a mesma forma de apresentação. Invente um nome para o seu remédio e crie em sala de aula uma bula.
Retomada da comunicação: Alunos do Ensino Médio aprendem a estrutura da carta pessoal e fazem dos envelopes, verdadeiras obras de arte.
Dica: fazer amigo secreto entre os alunos da turma e trocar cartas entre si. Pedir a eles que a linguagem utilizada é a informal, mas deve ter precaução quanto ao uso de gírias. Ensinar a posição do remetente e destinatário no envelope, assim como a colocação do selo. É inacreditável, mas presenciei alunos que nunca escreveram uma carta e nem preencheram um envelope antes.
Comentários dos alunos: "Dá muita mão", "Prefiro a internet, é mais fácil", "Dá pra escrever simplificado?", "Pra que tudo isso?"...
Modificações: esta atividade também pode ser realizada entre turmas de Ensino Fundamental, mas para o Ensino Médio, este ano tentei convencê-los e não deu certo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário