segunda-feira, 19 de junho de 2017

PERÍCIA CRIMINAL/2017 Trabalho Interdisciplinar

Interpretação Oral - Perícia Criminal – por Carmem L. N. Schorr
Trabalho Interdisciplinar

Dioguito Sam
PERÍCIA CRIMINAL/2017


          Essa atividade poderá ser ofertada tanto para alunos do Ensino Fundamental quanto alunos do Ensino Médio. O que difere é o grau de complexidade, mediante as perguntas realizadas pelo professor, as provas concretas ou por fotos ou ainda apenas mencionadas e também, o quanto o professor deve instigar os alunos a questioná-lo.
          DICA 1: Para o Ensino Fundamental eu montei uma sala de aula vazia, a própria cena do crime: com o boneco (foto acima), digitais, bilhete da amante, pegadas da suspeita, laudos, identidade da vítima, joias, dinheiro, fotos da noiva, da amante e da vítima, Dioguito Sam, entre outros objetos. Além disso, cada grupo de alunos recebia uma maleta contendo: lanterna, luvas, lupa, pincel, grafite, pinça, fita adesiva e outros objetos relevantes para coleta das pistas. Nesse mesmo momento, os alunos também fazem todos os registros das observações em uma planilha, para depois analisarem, montar a cena e achar o culpado ou os culpados, a forma e o motivo da vítima ter sido assassinada.
          A trama ocorre em dois lugares: no escritório onde o corpo foi encontrado (cena secundária) e na plantação, onde o crime iniciou-se (cena primária). Foi trabalhado as disciplinas de Ciências: plantas, veneno, corpo humano. DNA...; Geografia: terreno arenoso, localização/espaço temporal; Matemática: soma da idade/ano nascimento, raciocínio lógico...; Língua Portuguesa: interpretação oral...; história: a vida/socialização do ser humano, produção de relatório, ortografia, linguagem formal e profissional... entre outras.
          Cada grupo tem direito a uma pergunta por rodada. O professor analisa o tipo de linguagem usada pelos alunos e como a pergunta foi construída/formulada. O laudo só será entregue ao grupo, caso tenha feito uma pergunta BEM elaborada e coerente com o laudo e assunto. Por exemplo: Foi encontrado pegadas na cena do crime? (Então o grupo, apenas esse receberá o laudo para enriquecer suas próximas perguntas). Os demais grupos perceberão o que estava no laudo a partir das perguntas futuras desse grupo que o recebeu. Eles não poderão mais fazer essa mesma pergunta para receber o mesmo laudo.
          Essa atividade só termina quando se esgotarem todos os laudos e as perguntas, aí os grupos poderão fazer as suposições como: Quem é a vítima; os outros envolvidos, motivo do crime e arma utilizada (branca, de fogo ou química).
         ***OBS.: para um sexto ano foi preciso vivenciar esse momento. O imaginário pode fazer parte, mas não como um total da atividade.
DICA 2: Essa atividade para o Ensino Médio, já foi realizada com muitas fotos, laudos e imaginação. Explicação inicial como regras, tempo para cada grupo se pronunciar e muito estímulo, através de novas dicas ou pistas.  Uma fala inicial foi dada como partida dessa atividade: UM CRIME ACONTECEU. Após isso os alunos receberam o tempo de um minuto para começarem a perguntar. A atividade ficou semelhante à descrita acima para o EF, porém mais aprofundada, como utilizações de jargões específicos da linguagem policial como: crime premeditado, crime passional, cena primária, cena secundária...

 Abaixo segue exemplos de laudos para um sexto ano do EF:



Laudo das manchas encontradas na perna em baixo das unhas e rosto da vítima, localizadas no lado direito:

   Argila encontrada em terrenos sedimentares. Possivelmente de plantações locais.
Por Carmem Schorr
Laudo do cabelo encontrado na perna direita da vítima:

   Cabelo comprido, crespo e de coloração preta.
   O DNA extraído comprova que é do sexo feminino.
Por Carmem Schorr
Laudo das pegadas:

   A amostra indica resíduos de terreno arenoso. Possivelmente argila de uma plantação local, pois também apresenta substâncias como: agrotóxicos, adubo orgânico e inorgânico, entre outros.
Por Carmem Schorr
Sapato analisado:

   Número 34. Possivelmente um tamanco feminino.

   Possível altura do usuário do tamanco: 1,50 a 1,65.
Por Carmem Schorr
Laudo da palha, do galho e da folha encontrados na vítima:

   Planta de baraço originária do Brasil, conhecida como inço.  
  Galho seco. Pequeno pedaço do galho da árvore conhecida como eucalipto.
   Folha que envolve a espiga de milho.
 OBS geral: possivelmente restos de colheitas já realizadas.
Por Carmem Schorr
Laudo do bilhete:

   Bilhete encontrado no bolso esquerdo da bermuda da vítima. Contém digitais de uma mulher chamada Rafaela com passagens criminais pela polícia e da vítima.
Por Carmem Schorr
Quem é Rafaela?

   Mulher de pele clara, olhos azuis, cabelos crespos, compridos e loiros.
   Idade da mulher: 30 anos.
   Antecedentes criminais: sim.
Pena anterior: 6 anos por matar um homem intoxicado.
Defesa: ela disse que jamais o matou.
Profissão atual: desempregada.
Por Carmem Schorr
Quem chamou a polícia?

   Uma mulher chamada Martha.


O que ela relatou?

   Que ao chegar na empresa onde os dois trabalham, encontrou-o já morto e saiu chorando muito assustada.
Por Carmem Schorr

Meu Bem

Quero que você termine com a Martha hoje mesmo.
Caso você não faça isso eu vou ir embora e levar o carro novo comigo.
Pense Bem!
Ass.: Rafaela.
Por Carmem Schorr


Alunos do sexto ano do EF - 2009
Por Carmem Schorr









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