sábado, 6 de junho de 2015

ESTRUTURA E REGRAS NA PRODUÇÃO DE CARTAZ

** CARTAZ
                O cartaz serve para motivar ou divulgar, para isso ele deve ser bem apresentado.
ATRAENTE
As pessoas passam apressadas e só um cartaz interessante pode chamar-lhes a atenção.
SIMPLES
Para ser entendido rapidamente. A mensagem deve ser clara, breve, precisa. Tratar de um só assunto, eliminando o que não for essencial.
ILUSTRAÇÃO
 A ilustração deve ser autoexplicativa. Use apenas símbolos que se identifiquem facilmente com a mensagem.
TEXTO
 Poucas palavras, mas bem significativas e adequadas ao público alvo. A letra deve ser bem legível.
COR
O cartaz deve apresentar cores vivas e contrastantes, exatamente para chamar a atenção do público.
DISTRIBUIÇÃO DOS ELEMENTOS
 Texto e gravura devem ser distribuídos de forma agradável, requer-se, então:
HARMONIA
Caso a apresentação seja uma coisa pesada, uma carga de caminhão, por exemplo, a letra não pode ser muito delicada, nem as cores muito suaves. Ou se apresenta algo delicado, perfume, por exemplo, levará cores mais vivas e letras mais finas.
UNIDADE E RITMO
Todos os elementos devem estar em concordância entre si, e ter a sua importância na transmissão da mensagem central. A posição das figuras é muito importante. Elas devem sempre estar voltadas para o centro visual dirigindo o olhar do público para a mensagem. Se voltadas para as margens, dispersam a atenção.
FOCO
Entre várias coisas, destacar aquilo que quer dar mais importância, indicando-o pelo tamanho, posição, cor, forma.
BALANÇO OU EQUILÍBRIO
É a disposição dos elementos de forma a equilibrar o espaço do cartaz. Não colocar tudo num canto, ou tudo no meio.

** MARGEM: as margens deverão ser de 2 cm para cada lado do cartaz, podendo ser invisível ou contornada.
** ORTOGRAFIA: deverá ter muito cuidado para não expor um cartaz com erros ortográficos. Peça sempre para alguém corrigi-lo antes de expor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário