domingo, 13 de setembro de 2015

EXERCÍCIOS SOBRE CONJUNÇÕES

EXERCÍCIOS:
1) Destaque e classifique as conjunções coordenativas:
a) Eles chegaram cedo, porém nós já estávamos lá.

b) Ele me disse o seu nome e me deu seu telefone.

c) Convide-a insistentemente ou ela não irá conosco.

d) Suba pela escada, pois o elevador não está funcionando.

e) Esqueci o talão de cheques, logo não pude pagar as contas.

f) A proposta era ótima, mas a casa não estava à venda.

g) Viajaremos juntos quer chova quer faça sol.

h) Marcos não me esperou, nem deixou recado.

i) Hoje estou desocupada, portanto podemos conversar.

j) Não me peça desculpas, que não há o que desculpar.

2) Destaque e classifique as conjunções subordinativas:
a) A mulher é mais inteligente do que muitos pensam.

b) Nada direi se você me contar o segredo.

c) Não poderemos sair enquanto estivermos elaborando os exercícios.

d) Quanto mais ele grita, menos o ouvem.

e) Ninguém me perguntou se a solução me agradava.

f) Tamanho era o barulho que não entendi o que ele falou.

g) Vendemos a casa porque era muito grande para papai.

h) Passarei em sua casa, conforme combinamos.

i) Mesmo que não tenha chance, ele faz tudo para vencer.

j) Procurei falar pausadamente, para que todos entendessem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário