domingo, 13 de setembro de 2015

PRONOMES

Pronomes
     *São aqueles que substituem os substantivos, indicando diretamente as pessoas do discurso. Quem fala ou escreve assume os pronomes eu ou nós, usa-se os pronomes tu, vós, você ou vocês para designar a quem se dirige e ele, ela, eles ou elas para fazer referência à pessoa ou pessoas de quem fala.
PRONOMES PESSOAIS RETOS E OBLÍQUOS

PESSOAS DO DISCURSO
RETOS
OBLÍQUOS
1ª pessoa singular
Eu
Me, mim, comigo.
2ª pessoa do singular
Tu
Te, ti, contigo.
3ª pessoa do singular
Ele/ela
O, a, lhe, se, si, consigo.
1ª pessoa do plural
Nós
Nos, conosco.
2ª pessoa do plural
Vós
Vos, convosco.
3ª pessoa do plural
Eles/elas
Os, as, lhes, se, si, consigo.

 
PRONOMES PESSOAIS DE TRATAMENTO
     *Os pronomes de tratamento são usados no trato cerimonioso ou informal. Pertencem à 2ª pessoa, mas são utilizados com o verbo na 3ª pessoa.
PRONOME
ABREVIATURA
USADO PARA
Você
V.
Tratamento familiar.
Senhor (a)
Sr. Sra.
No tratamento respeitoso às pessoas.
Vossa Senhoria
V.S.ª
Pessoas de cerimônia, principalmente em correspondências comerciais.
Vossa Excelência
V. Ex.ª
Altas autoridades: presidentes da República, senadores, deputados.
Vossa Eminência
V. Em. ª
Cardeais
Vossa Alteza
V.A.
Príncipes e duques
Vossa Santidade
V.S
O Papa
Vossa Majestade
V.M.
Reis e rainhas

PRONOMES POSSESSIVOS
     *São aqueles que se referem às pessoas gramaticais e dão a ideia de posse.

PESSOA DO DISCURSO
PRONOME POSSESSIVO
1ª pessoa singular
Meu, minha, meus, minhas.
2ª pessoa singular
Teu, tua, teus, tuas.
3ª pessoa singular
Seu, sua, seus, suas.
1ª pessoa plural
Nosso, nossa, nossos, nossas.
2ª pessoa plural
Vosso, vossa, vossos, vossas.
3ª pessoa plural
Seu, sua, suas, suas.

PRONOMES DEMONSTRATIVOS
     *É aquele que indica o lugar, a posição que um ser ocupa em relação às pessoas do discurso.

 Posição no espaço: 
VARIÁVEIS
INVARIÁVEIS
Este, esta, estes, estas.
Isto (1ª pessoa)
Esse, essa, esses, essas.
Isso (2ª pessoa)
Aquele, aquela, aqueles, aquelas.
Aquilo (3ª pessoa)

     **Há outras palavras que podem aparecer como pronomes demonstrativos: Mesmo, mesma, mesmos, mesmas, tal, tais, próprio, próprias, próprios, próprias, o, a, os, as, semelhante, semelhantes.

PRONOME INDEFINIDO
     *É a palavra que indica a terceira pessoa do discurso de modo indeterminado. São pronomes indefinidos invariáveis (3ª pessoa singular):
Alguém, ninguém, algo, tudo, nada, cada, outrem etc.

São pronomes indefinidos variáveis (3ª pessoa singular):

Algum, alguma, nenhum, qual, outro, outra, todo, toda, certo, certa, muito, pouco, qualquer, um, uma.

São pronomes indefinidos variáveis (3ª pessoa plural):

Alguns, algumas, nenhuns, quais, outros, outras, todos, todas, certos, certas, muitos, poucos, quaisquer, uns, umas.

PRONOME INTERROGATIVO
     *É aquele que introduz uma frase interrogativa.
Pronomes interrogativos invariáveis: que quem
Pronomes interrogativos variáveis: qual, quanto, quais, quantos.

PRONOME RELATIVO
     *É a palavra que representa um substantivo anterior com o qual se relaciona.
Pronomes relativos invariáveis: que, quem, onde, quando, como.
Pronomes relativos variáveis: quanto, o qual, cujo, quantos, os quais, cujos.
LOCUÇÃO PRONOMINAL:
     *É o grupo de palavras que têm o mesmo valor de um pronome:
EX.: Todo aquele que se esforça será recompensado.
EX.: Cada um deve fazer as suas lições.

FLEXÃO DO PRONOME
     *Os pronomes variam em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e pessoa (1ª, 2ª e 3ª pessoa). Ex.: Meu amigo... Meus amigos... Teus amigos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário