domingo, 13 de setembro de 2015

EXERCÍCIOS SOBRE PRONOMES

Exercícios:
1) Substitua as palavras em destaque por pronomes pessoais reto, oblíquo ou de tratamento:

a) Vera e eu gostamos de ler.
b) As mulheres já se emanciparam.
c) Arthur vai a Europa.
d) Tu e ele viajais muito.
e) Marcos quer falar com você e comigo.
f) Encontrei amigos naquela viagem.
g) Elisabeth trouxe para mim este colar.
h) Viemos pedir a ajuda do senhor, padre.
i) Ofereço a você este anel.
j) O papa visitou os favelados.

2) Faça como o modelo:
a) Esta caneta pertence-lhe/ Esta caneta é sua.
b) Os relógios pertencem-nos.
c) O livro pertence-te.
d) O casaco pertence-me.
e) Aqueles objetos pertencem-lhe.

3) Complete as frases com os pronomes demonstrativos: aquela, essa, esta, mesmo, aquilo, a, próprio, o.
a) __________revista que você está lendo é interessante?
b) Sim, _________revista é ótima.
c) É__________que você leu ontem?
d) Veja__________lá! Parece um disco voador!
e) Foi ele__________quem recebeu o recado.
f) Ernesto viajou em seu___________carro.
g) Cantaram três músicas: _______que mais agradou foi a segunda.
h) _________que passou, passou.

4) Complete as frases com pronomes indefinidos: ninguém, alguns, toda, tudo, qualquer.
a) ___________pessoa do bairro sabe disso.
b) ____________sairá bem, não se preocupe.
c) Tenho_______parentes em Salvador.
d) A família_________espera ansiosa por notícias.
e) Não costumo maltratar___________.

5) Complete as frases com os pronomes interrogativos: quem, qual, quantos, que, quanta:
a) __________alunos foram aprovados?
b) __________foi o resultado do jogo?
c) Com____________você está falando?
d) Você reparou_____________gente estava presente ao comício?
e) O________houve?

6) Complete as frases com pronomes relativos: que, cujo, onde, quem, quais:
a) A rua__________moro é arborizada.
b) Qual é o pronome__________emprego você acha mais difícil?
c) Adorei o relógio_______vi na vitrine.
d) Não sei o motivo por _____________ele se aborreceu.
e) O homem, a___________tanto amei, voltou.
f) Estes são os funcionários com os________posso contar sempre.

7) Informa a que pessoa do discurso pertence os pronomes pessoais destacados:
a) Apesar da busca, eu não o encontrei.
b) Eles aguardavam-no com ansiedade.
c) A saudade lhe trazia insegurança e tristeza.
d) Pediram-me o impossível.
e) Nada mais existe entre mim e ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário